→ Curso Cartonagem sem Segredos – O que é Cartonagem?

Entenda o que é cartonagem e saiba como aprender essa técnica

Cartonagem sem Segredos

Você já trabalha com artesanato e quer aprender técnicas novas?

Você quer conseguir uma renda extra através da venda de artesanato?

Então você precisa conhecer a cartonagem!

O número de pessoas que buscam aprender essa técnica de artesanato cresce cada vez mais. Isso porque a cartonagem permite a criação de um simples porta-lápis até uma caixa organizadora.

Se você tem interesse em saber mais informações sobre a cartonagem, leia este texto até o fim, pois nós falaremos quais materiais são necessários para fazer esse tipo de artesanato e como você pode aprender a cartonagem.

Após a leitura deste texto, temos certeza que você procurará um curso de cartonagem para elevar seus conhecimentos de artesanato, ou adquirir um conhecimento para obter uma renda extra.

O que é cartonagem?

A cartonagem, que também é chamada de cartonagem artesanal, é uma técnica que permite a confecção de peças utilitárias e decorativas. Tais criações são feitas com papel cartão cinza de várias espessuras. A decoração é feita com papel colorido ou tecido.

Quais materiais devem ser usados para realizar a técnica de cartonagem?

Conforme foi dito no tópico anterior, o principal material usado na técnica de cartonagem é papel cartão cinza, que também recebe o nome de Papelão Holler. De acordo com a região do Brasil, esse material pode ser encontrado em várias espessuras.

A espessura do papel cartão cinza que será usada em um determinado trabalho depende do tamanho da peça que será usada. Se objeto confeccionado for grande, você terá que usar o Papelão Holler mais grosso. Para peças pequenas, use papéis cuja espessura é menor.

Além do papel cartão cinza, existem outros materiais que são usados na cartonagem artesanal. Conheça-os a seguir:

Base de corte

A base de corte possui material flexível. Ela é milimetrada, o que facilita na hora que você corta o Papelão Holler.

Cantoneira fio de cabelo

A cantoneira fio de cabelo é um objeto em forma de triângulo duplo. Você deve usar essa ferramenta para extrair o excesso de tecido no canto das peças.

Cola

Na técnica de cartonagem, você deve usar a cola de PVA branca. Esse tipo de cola não precisa ser diluída. Caso você queira forrar a peça com tecidos sintéticos use a cola à base de silicone.

Espátula

A espátula é usada para auxiliar na aplicação do tecido sobre a peça, de modo que ela não deixa que se formem bolhas na hora que você coloca o pano sobre o objeto.

Estilete

O estilete é instrumento muito importante na técnica de cartonagem. Sendo assim, ele deve estar com a lâmina bem afiada para que o corte do papel cartão cinza seja perfeito.

Fita crepe

A fita crepe é usada durante a montagem das peças. Esse tipo de fita é usado na técnica de cartonagem porque não deixam marcas no tecido.

Pincel e rolo pequeno de espuma

O pincel e o rolo pequeno de espuma são usados para aplicar a cola que será usada na colagem do papel cartão cinza e dos tecidos. Além disso, essas ferramentas fazem que a cola branca seja espalhada pela peça de maneira uniforme.

Régua

A régua também é fundamental na cartonagem artesanal. Ela será usada para que os pedaços de Papelão Holler sejam cortados no tamanho certo. Na hora de comprar a régua que será usada no processo de confecção das peças, prefira modelos de metal, pois esses são mais resistentes aos cortes de estiletes.

Tecidos

No processo de ornamentação das peças, você deve usar tecidos que sejam 100% de algodão. Isso porque eles fixam melhor sobre a superfície da peça feita de papel cartão cinza. Se você quiser usar tecidos sintéticos para forrar os objetos, utilize colas base de silicone, conforme foi dito anteriormente.

Tesoura e cortador circular

A tesoura é usada no corte dos tecidos. O cortador circular é usado para cortar bem rente os cantos das peças.

Curso Cartonagem

Qual é a melhor forma de começar a fazer cartonagem?

A cartonagem, assim como qualquer técnica de artesanato, deve ser aprendida sem queimar etapas. Por isso, por mais que seja tentador começar a aprender a técnica fazendo uma maleta de cartonagem, devido a beleza dessas peças, comece a praticar a cartonagem através de peças fáceis.

Durante o processo de aprendizado da cartonagem, comece a praticar as técnicas através da confecção de peças fáceis como, por exemplo, pequenas caixas. Assim, você ficará com mais segurança em relação as suas habilidades, podendo, no futuro, fazer uma maleta ou outro objeto mais complexo.

Existe algum segredo para praticar essa técnica?

Muitas pessoas se interessam pela cartonagem, mas não procuram aprender a técnica porque pensam que é necessário ter um dom para fazer artesanato. Esqueça definitivamente essa ideia!

Para aprender a cartonagem, não é preciso ter nenhum dom especial. O segredo dessa técnica de artesanato está na precisão durante o corte das peças de papel cartão cinza, no capricho do acabamento e na sua criatividade na hora de realizar o mesmo.

Após ler o parágrafo anterior, sabemos que muitos pensarão: “Ah, mas eu não tenho criatividade suficiente para decorar peças de cartonagem”. Isso também não é um problema. Para se inspirar, você pode fazer uma visita ao Pinterest para ver alguns trabalhos feitos a partir da cartonagem e extrair ideias para suas criações.

Onde é possível aprender a cartonagem?

Se você chegou até esse ponto do texto, é porque você tem interesse em aprender as técnicas de cartonagem passo a passo. No entanto, você deve estar com a seguinte dúvida: “Onde eu posso encontrar cursos de cartonagem?”

Calma que nós te ajudaremos com isso…

Nos grandes centros como, Rio de Janeiro e São Paulo, é possível encontrar cursos de cartonagem presenciais. Esses cursos são voltados especialmente para iniciantes na arte da cartonagem e, no futuro, pretendem obter uma renda extra a partir das peças que elaboraram.

Conheça alguns lugares que possuem cursos de cartonagem presenciais:

  • Papelaria Caçula (Rio de Janeiro);
  • Cursos African Artesanato (São Paulo);

Porém, são poucas as pessoas que podem ter acesso a tais cursos devido a barreiras financeiras e geográficas. Se esse é o seu caso, você pode fazer um curso de cartonagem à distância. Além de ser mais barato, basta ter acesso à internet para assistir as aulas.

Além disso, o acesso às aulas é vitalício, isto é, você pode acessar o conteúdo do curso sempre tiver dúvidas a respeito de algum ponto da técnica de cartonagem. Além disso, alguns cursos oferecem opções de pagamento via Pay Pal ou PagSeguro.

Diante dessas alternativas, você não tem mais desculpas para deixar de fazer um curso de cartonagem, certo?

Assim, sabendo o que é a cartonagem, e que não precisa ter experiência com artesanato para praticar a técnica, a tendência é que as pessoas procurem cursos especializados no ensino dessa arte a fim de aprender os seus fundamentos. Vale lembrar que o seu êxito no aprendizado da cartonagem dependerá de você colocar em prática tudo o que será ensinado nas aulas.

Este conteúdo foi útil? Você quer saber mais sobre cursos de cartonagem? Então entre em contato conosco, pois nós tiraremos todas as suas dúvidas!

O que é Cartonagem

Jovi Bordados

Website:

    3 Comments

    1. Hello there, You’ve done an incredible job. I’ll definitely digg it and personally recommend to
      my friends. I’m confident they will be benefited from this
      web site.

    2. Unquestionably believe that which you said.
      Your favorite reason appeared to be on the internet the easiest thing
      to be aware of. I say to you, I certainly get irked while
      people consider worries that they plainly don’t know about.

      You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole
      thing without having side-effects , people can take a signal.
      Will probably be back to get more. Thanks

    3. If some one desires to be updated with most recent technologies after that he must be visit this
      site and be up to date every day.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *