Como escolher um software ERP? – Confira 10 critérios para escolha!
Como escolher um software ERP? No conteúdo de hoje, vamos citar não apenas uma ou duas dicas, mas 10 critérios para a escolha de programas de gerenciamento de negócios que podem ajudar você a ter os melhores resultados em relação à organização do seu negócio. Portanto, caso queira saber como escolher um software ERP, acompanhe-nos até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente e saiba mais!
Como escolher um software ERP?
Mas afinal, como escolher um software ERP? Se você acha que seu negócio tem o tamanho e a estrutura certos para instalar um software ERP, pode estar se perguntando como escolher o software certo. Bem, esta certamente não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve, com certeza.
Escolher o software ERP certo não é apenas um passo importante para o crescimento do seu negócio, é também uma decisão que envolve investimentos em termos de tempo e dinheiro. Sem considerar que esta decisão pode ter repercussões que não devem ser subestimadas a longo prazo. É por isso que você precisa dedicar o tempo e a atenção certos a essa escolha.
Características de um software ERP
Você já usa tantos softwares para gerenciar seus negócios que provavelmente está se perguntando como esse sistema de planejamento de recursos corporativos é diferente. Existem 5 características principais que tornam o software ERP único:
1. Banco de dados
O software de planejamento de recursos empresariais possui um único banco de dados por meio do qual as empresas podem centralizar todas as informações e dados de diferentes departamentos.
2. Experiência do usuário
Todos os usuários veem a mesma interface, independentemente do departamento ao qual pertencem ou de sua função. Da mesma forma, todos os módulos de software têm a mesma aparência, independentemente do departamento (gestão de estoque, recursos humanos, pedidos, etc.).
3. Integração de processos de negócio
Um ERP é capaz de suportar todos os processos que afetam o seu negócio e conectar os fluxos de trabalho de todos os departamentos.
4. Automação
O software de gestão ERP automatiza todas as tarefas repetitivas (faturamento, processamento de pedidos, pagamentos, etc.), economizando tempo operacional e reduzindo eventuais erros de entrada.
5. Análise de dados
Combinando e sincronizando dados relativos a todas as áreas do seu negócio, você pode descobrir de forma extremamente eficiente quais departamentos estão funcionando com capacidade total e quais precisam ser otimizados.
Como escolher um software ERP? 10 critérios de escolha!
Antes de selecionar o software de planejamento de recursos empresariais, certifique-se de considerar os seguintes critérios. Leia e saiba como escolher um software ERP:
1. Suas necessidades
A primeira coisa a fazer é entender quais funções você precisa para o seu negócio, quais são suas prioridades e quais aspectos você absolutamente não pode abrir mão. E não se esqueça dos recursos que você adora e que fazem parte do seu sistema de gerenciamento atual.
2. Tipo de empresa
Qual é o seu método de trabalho, qual é a sua visão de longo prazo e o quanto você acha que pode aceitar novas tecnologias? Analise sua empresa detalhadamente como se fosse uma pessoa, para entender o que ela pode precisar.
3. Seu setor
O setor em que sua empresa atua pode ter necessidades especiais para as quais você pode precisar de um determinado tipo de software de gerenciamento de ERP. Portanto, certifique-se de que o sistema escolhido seja capaz de se adaptar às necessidades não apenas do seu negócio, mas também do seu setor.
4. Custo
Analisar e avaliar os custos é parte fundamental na escolha de um software ERP. Na verdade, é um sistema que deve trazer benefícios para sua empresa, e absolutamente não correr o risco de se tornar um fardo muito grande.
5. Rede ou nuvem
Pense nas necessidades do seu negócio, e tente entender se é melhor um software integrado na sua rede atual (para a qual você pode precisar expandir sua infraestrutura atual) ou um que ofereça hospedagem na nuvem (com um custo de começando mais baixo, mas que aumenta de acordo com o número de usuários, espaço ou serviços adicionados).
6. Experiência do usuário
Quem usará o software de gestão ERP? Quão bem ele é capaz de lidar com novas tecnologias? Este é um fator que deve ser analisado.
7. Flexibilidade
Um bom software de gestão é flexível, ou seja, pode se adaptar às futuras evoluções do seu negócio. Independentemente se esteja em recolha ou crescimento, é também um fator que deve ser analisado.
8. Duração
Precisamente porque o software ERP é também um investimento em termos financeiros e de economia em longo prazo, você vai querer escolher um sistema que possa durar de forma eficaz ao longo do tempo.
9. Suporte ao cliente
Certifique-se de que o software ERP escolhido ofereça um bom suporte ao cliente. Embora você não precise disso no momento, não pode prever o que o futuro reserva. Procure por opções de suporte na língua portuguesa, para facilitar seu atendimento.
10. Integração
Todos os dias você já utiliza dezenas de ferramentas para gerenciar o fluxo de trabalho do seu negócio. Justamente porque o software ERP tem que tornar sua vida mais simples, não mais complicada, verifique quais das ferramentas que você utiliza atualmente podem ser integradas a ele.
Se você encontrar um software de planejamento de recursos empresariais que atenda a todos esses 10 critérios, saberá com certeza que tem a ferramenta perfeita para você e sua empresa em suas mãos. Este foi o nosso guia sobre como escolher um software ERP. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!
0 Comentários